perigos do SPED FISCAL não integrado

Bug do SPED

Caro Leitor,

Me chamo Márcio Costa, CEO da SSAG Tecnologia, desenvolvedor de softwares há mais de 20 anos, especialista em softwares de gestão integrados a todos os processos de um negócio, o chamado ERP.

Neste artigo venho de forma simples e direta alertar sobre os PERIGOS DO SPED FISCAL não integrado, mas o que isso quer dizer? Há alguns anos nosso sistema de escrituração fiscal mudou de manual para digital, porém, muitas empresas não se adequaram de forma eficaz, seja por motivos financeiros, estratégicos ou por desconhecimento das novas obrigações assessoriais e os devidos cuidados quanto a isso.

CUIDADO para não PERDER DINHEIRO, venho alertando clientes e colaboradores em relação a falta de integração, muitos tem informações equivocadas e passam a criar controles paralelos para processos gerenciais e fiscais, no entanto, a partir de 2021 este equívoco custará caro ao contribuinte pois as secretarias de estado e da fazendo já alertaram das possíveis penalidades elencadas no art. 101, da Lei Complementar 19/97. 

 

Alguns Casos que devem ligar o alerta, se seu software de emissão de nf-e for X e o seu sped é gerado por Y(muitas vezes em escritórios contábeis externos) então criou-se a quebra de chaves primarias, dado o fato que o sistema integrado X pode ter o [Produto 001 com código yzx] o arquivo xml importado pelo sistema Y será totalmente diferente ex: [Produto 001 com código FOR001], aos olhos do fisco a Compra será FOR001 e a Venda yzx, ou seja, comprou um produto e vendeu outro, isso acarretará sérios problemas, em registros que precisam conformidade, relacionamento de chaves e geração de Blocos que geram saldos fiscais. Se este for seu caso procure imediatamente um especialista em sistemas integrados e busque a melhor solução para evitar problemas futuros.

Fluxo ideal – Sistema integrado

Cadastro ÚNICO sistema gerencial

Resultado:

            PRODUTO EXEMPLO 01 – COD001

SPED GERADO – Todos os blocos serão gerados com o código único, compras, vendas e outras operações. Blocos como inventário, K e outros terão auditoria com sucesso.

Fluxo problemático – Vários sistemas

Cadastro duplo via importação de xml compras (fornecedores) e xml de venda (emissão própria)

Resultado:

            PRODUTO EXEMPLO 01 – FOR001 (xml compra)

            PRODUTO EXEMPLO 01 – COD001 (xml venda)

SPED GERADO – OS Blocos irão gerar duplicidades de registros, desconformidade nos blocos que informam código do item, impossível gerar inventário e outros controles de forma correta.

Grande abraço,

Outros Artigos

Uncategorized

perigos do SPED FISCAL não integrado

Bug do SPED Caro Leitor, Me chamo Márcio Costa, CEO da SSAG Tecnologia, desenvolvedor de softwares há mais de 20 anos, especialista em softwares de

Uncategorized

SPED FISCAL 2021 – Aviso Sefaz-AM

AVISO AOS CONTRIBUINTES OBRIGADOS À EFD Avisamos aos contribuintes obrigados à Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI a implementação de novo conjunto de regras de validação,

O que você precisa para o seu negócio ?

Deixe seu contato e retornaremos